Estacio - Mobile
English Version
Estratégia

Missão

EDUCAR PARA TRANSFORMAR

Integramos academia e gestão para oferecer uma educação transformadora ao maior número de pessoas, criando impacto positivo para a sociedade.

Visão 2020

Ser reconhecida como a melhor opção em Educação Superior para alunos, colaboradores e acionistas.

Valores

GENTE EDUCANDO GENTE

  • Foco no Aluno - O aluno é nossa razão de ser.
  • Gente & Meritocracia - Valorizamos e reconhecemos o mérito do maior ativo que possuímos: nossa gente.
  • Inovação - Devemos criar e ousar sempre.
  • Simplicidade - Devemos ser simples para sermos ágeis e austeros.
  • Resultado - Perseguimos resultados extraordinários com paixão e método, agindo sempre como "donos".
  • Ética - Não toleramos desvios de conduta.
  • Excelência - Perseguimos a excelência na prestação de serviços dentro e fora da sala de aula.
  • Hospitalidade - Tratamos as pessoas como gostamos de ser tratados.

Pontos Fortes

Forte posicionamento para explorar o potencial crescimento do setor. Acreditamos que o conjunto dos seguintes fatores nos coloca em posição privilegiada para explorar a demanda não atendida do setor de ensino superior privado no Brasil: (i) presença nacional, com unidades distribuídas nos maiores centros urbanos do país estrategicamente localizadas; (ii) amplo portfólio de 78 cursos de graduação presencial e 25 cursos de EAD no novo Modelo de Ensino, bem como cursos de pós-graduação lato sensu, cursos de mestrado e de doutorado além de diversos cursos de extensão; (iii) comprovada capacidade empresarial e financeira de inovação e melhoria de nossos cursos, objetivando a constante diferenciação em relação à concorrência, como, por exemplo, o lançamento de novos cursos, as diferentes formas de distribuição de conteúdo (EAD e disciplinas on-line), a renovação e atualização de nossos currículos, a utilização de disciplinas padronizadas e compartilhadas e a disponibilização e distribuição de material didático; (iv) nossa marca "Estácio", que é amplamente reconhecida no setor educacional brasileiro, desfrutando de uma sólida reputação junto a professores e alunos, fortemente associado a um ensino de qualidade, que ajuda o aluno na sua ascensão profissional, de forma acessível, configurando a melhor proposição de valor em comparação aos nossos concorrentes; (v) o alinhamento dos nossos currículos e programas com as demandas do mercado de trabalho através da consulta constante da nossa área de ensino a empresas "referência" no mercado, bem como do cuidado com o encaminhamento profissional do nosso aluno, através do "Espaço Estágio Emprego", que gera mais de 471 mil oportunidades de estágio e emprego registradas em nosso sistema.

Qualidade diferenciada de ensino. Nosso modelo de ensino é coordenado por uma equipe acadêmica central altamente capacitada, que atua em conjunto com milhares de professores conteudistas do Brasil todo, que assim constroem nossos currículos de modo coletivo, em linha com uma tendência global já em curso em países desenvolvidos. Por isso, os currículos dos nossos cursos são nacionalmente integrados, atualizados às demandas do mercado de trabalho e seguem os pré-requisitos regulatórios estabelecidos pelo MEC. Nossa metodologia de ensino utiliza conteúdos diferenciados, distribuídos em materiais impressos e ferramentas on-line produzidos pela nossa equipe de especialistas e também em parceria com as melhores editoras atuantes no Brasil. Nossos currículos e conteúdo dos cursos presenciais e EAD são rigorosamente iguais, o que nos confere economias de escala e sinergias, ao mesmo tempo em que assegura o cumprimento dos padrões estabelecidos pela legislação aplicável. Fazemos uso intensivo de tecnologia e monitoramos a qualidade do ensino através da aplicação de provas nacionais para cada disciplina. Contamos ainda com um corpo docente altamente qualificado a partir dos nossos programas de capacitação e treinamento, de programas acadêmicos padronizados, e de ferramentas e metodologias de ensino pré-definidas. Cuidamos com atenção do nosso corpo docente oferecendo benefícios como plano de saúde e seguro de vida, patrocínios para produção científica e programas de formação stricto sensu, e programas de remuneração variável para aqueles que se destacam nas suas áreas. Tudo isso se traduz em uma vantagem para atrair alunos de diversas classes sociais que valorizam nosso diferencial de qualidade de ensino e inovação e estão dispostos a pagar um prêmio por isso.

Gestão operacional profissional e integrada e Cultura de Gestão plenamente implementada. Nosso modelo de gestão é orientado para resultados e focado na busca de qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos, em sincronia com a busca de maior rentabilidade e resultados positivos para a empresa. Possuímos um sistema de gestão e avaliação de desempenho baseado em indicadores operacionais e financeiros atribuídos a todos os gestores de nossas Unidades, abrangendo desde a qualidade do ensino e do atendimento aos alunos à rentabilidade de nossas operações, garantindo assim um balanço entre qualidade e resultado que procura garantir a longevidade da nossa Instituição. A mesma sistemática de definição de metas e acompanhamento periódico com a aferição de desempenho e remuneração variável é aplicada aos gestores das atividades de apoio (back-office) e das áreas corporativas. Atualmente, são mais de 553 gestores que possuem metas específicas e remuneração variável dependente de seu desempenho individual, bem como de nosso desempenho como empresa, o que gera forte disciplina e previsibilidade orçamentária e alinhamento entre os interesses dos colaboradores, da Companhia e de seus acionistas. Além do programa executivo de remuneração variável, temos outros programas como o "PIQ Remuneração" dos Docentes (programa de remuneração variável específico para os docentes da Estácio), a "Copa Estácio" (programa de remuneração variável, que premia o resultado das atividades de captação e retenção de alunos), e programas de participação nos lucros para áreas de back-office, de modo que todos os colaboradores da Estácio são elegíveis pelo menos a uma compensação baseada em meritocracia. A partir de 2013 lançamos o "Programa de Excelência Estácio", que visa reunir em um só processo vários desses programas e também fomentar o reconhecimento e a premiação de boas práticas nas diversas áreas da Empresa. Além disso, como companhia participante do Novo Mercado, adotamos melhores práticas de governança corporativa, observando regras mais rígidas às previstas na Lei das Sociedades por Ações. Dentre essas obrigações, incluem-se (i) o detalhamento e inclusão de informações adicionais nas informações trimestrais; (ii) a disponibilização de demonstrações financeiras anuais no idioma inglês e com base em princípios de contabilidade internacionalmente aceitos ou com base na legislação societária brasileira, acompanhadas do parecer dos auditores independentes; (iii) o dever de em qualquer distribuição pública de ações a favorecer a dispersão acionária; e (iv) a vedação do estabelecimento de quóruns qualificados para deliberação de assembleia geral de acionista ou grupo de acionistas, bem como a inclusão de medidas que dificultem ou impossibilitem a aprovação de alterações estatuárias pelos acionistas. Ao combinar o nosso sistema de gestão e avaliação de desempenho com o exercício de melhores práticas de governança corporativa pelos nossos administradores e demais colaboradores, buscamos promover o alinhamento dos interesses dos nossos acionistas aos dos nossos administradores e demais colaboradores. Além disso, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações e nosso Estatuto Social, os membros do nosso Conselho de Administração e da nossa Diretoria são eleitos e destituíveis a qualquer tempo, respectivamente, em Assembleia Geral de acionistas e Reunião do Conselho de Administração. Da mesma forma, o nosso Conselho Fiscal, quando e se instalado, também terá seus membros eleitos e destituíveis a qualquer tempo pela Assembleia Geral de acionistas, nos termos da Lei das Sociedades por Ações e nosso Estatuto Social.

Modelo de negócio escalável com capacidade para crescer com rentabilidade. Com a conclusão de nossa reestruturação acadêmica e organizacional, iniciada em 2009, temos condições de expandir nossas operações de forma orgânica e via aquisições, gerando importantes ganhos de eficiência a partir de nosso modelo de negócio escalável, capaz de absorver um número maior de unidades e alunos a um custo incremental reduzido. Nossos sistemas e processos são totalmente integrados e padronizados para toda a Empresa. Ou seja, operamos uma empresa igual de norte a sul do País. Nossa CSC, atualmente com 303 colaboradores, centraliza diversos processos com característica transacional (ou seja, processos que apresentam uma rotina, que podem ser medidos com um indicador e com certa frequência) de modo extremamente eficiente, gerando economias de escala e liberando as nossas Unidades para focar na qualidade da prestação de serviços e na gestão dos seus próprios resultados.

Solidez e disciplina financeira. Possuímos um balanço patrimonial sólido, com reservas de caixa, equivalentes de caixa e aplicações financeiras de R$ 715,1 milhões em 31 de dezembro de 2014 e uma capacidade de geração e captação de recursos adicionais que nos possibilita investir em nosso crescimento e na melhoria contínua de nossos serviços. Adicionalmente, mantemos uma administração financeira diferenciada, focada na rentabilidade e qualidade de nossos indicadores financeiros, tais como (i) geração de fluxo de caixa operacional; (ii) controle de capital de giro e da nossa carteira de CAPEX atrelado à geração de caixa de recebíveis e inadimplência. Fazemos uso de ferramentas tradicionais e de eficácia reconhecida como orçamento base-zero e orçamento matricial, bem como de práticas consagradas como "benchmarkings internos". Historicamente, distribuímos dividendos aos nossos acionistas anualmente, nos termos do nosso Estatuto Social, sendo certo que podemos distribuir dividendos em períodos menores, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações e o nosso Estatuto Social. Desde a obtenção do nosso registro de companhia aberta junto à CVM, em 27 de julho de 2007, até o exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2010, distribuímos dividendos aos nossos acionistas em percentuais superiores ao dividendo mínimo obrigatório de 25% do nosso lucro líquido ajustado, conforme previsto no nosso Estatuto Social, a saber: (i) 53% com relação ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2007; (ii) 57% com relação ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2008; (iii) 50% com relação ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2009 e (iv) 50% com relação ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2010. Com relação aos exercícios sociais encerrados em 31 de dezembro de 2011, 31 de dezembro de 2012, 31 de dezembro de 2013 e 31 de dezembro de 2014 distribuímos 25% do nosso lucro líquido ajustado a título de dividendos aos nossos acionistas.

Estratégia

Nossa estratégia orienta-se pelos seguintes princípios:

Qualidade e diferenciação do produto. Com investimento contínuo na inovação do modelo de ensino, daremos continuidade no desenvolvimento e oferta de ensino universitário de qualidade, com cursos constantemente atualizados em linha com as necessidades e perfis de nossos alunos, ministrados por um corpo docente altamente capacitado, contando com as mais modernas metodologias e ferramentas pedagógicas e com instalações bem mantidas e convenientemente localizadas. Com a criação e implementação da nova Diretoria de Inovação pretendemos organizar e acelerar as iniciativas de desenvolvimento e adoção de novas tecnologias, visando garantir a manutenção da vantagem competitiva que obtivemos ao inovar com a nossa primeira versão do modelo de ensino. Um exemplo recente da nossa capacidade de inovação foi o lançamento da rede social "Didatic@", uma plataforma de ensino digital que chega ao tablet dos alunos da Companhia e que possibilita o compartilhamento de conteúdos acadêmicos entre alunos e docentes de vários locais do país além de outras funcionalidades.

Qualidade e diferenciação do nível de serviços no nicho de mercado em que atuamos. Sabemos que além de obter uma educação de primeira linha e um encaminhamento ao mercado de trabalho, nosso aluno característico também valoriza bastante um atendimento de alto padrão. Por isso, também temos investido e inovado de modo relevante para melhorar a "experiência" do aluno junto à Companhia. Exemplos de esforços nessa direção incluem: (i) a remodelagem constante do sistema de atendimento agendado para os nossos alunos; (ii) a adoção de sistema de "assistente virtual" 24h por dia para atendimento on-line a qualquer momento; (iii) o aperfeiçoamento e especialização crescentes do nosso call center, que atende cerca de 8 mil ligações ao dia; (iv) a adaptação dos serviços de atendimento on-line no formato mobile; entre outros.

Crescimento. Após a organização e consolidação de nossa estrutura operacional e o estabelecimento dos novos fundamentos sobre os quais operamos, notoriamente o nosso modelo de ensino e o nosso nível de serviço diferenciado, demos reinício ao nosso processo de crescimento. Atualmente, temos os seguintes objetivos para seguir no sentido da ampliação de nossa operação:

  • Aumento da base de alunos matriculados. Nossa captação de novos alunos é alavancada por meio de programas de marketing e por nossa força de vendas estruturada, que trabalha em coordenação com nossas unidades e nosso call-center no contato direto com nosso público-alvo através de pontos de venda e iniciativas de trade-marketing específicas e em programas com empresas, órgãos públicos e escolas, feiras universitárias e outros eventos importantes para o sourcing de alunos em potencial. Nas últimas 5 rodadas de captação, apresentamos crescimento superior a 10% no número de ingressantes, muito acima do crescimento de demanda verificado no período. Também buscamos níveis crescentes de retenção de nossos alunos ao longo de seus cursos, a partir da melhoria de nossos serviços de atendimento, apoio acadêmico e programas de fidelização. Destacamos que programas como o FIES podem ajudar muito na retenção dos alunos, visto que geram uma oportunidade de financiamento a baixo custo para o aluno, além de diminuir a ineficiência.
  • Inovação na oferta de cursos. Reavaliamos regularmente o conjunto de cursos que oferecemos em nossas unidades (campi), com base nas necessidades do mercado de trabalho e tendências de desenvolvimento econômico específicas de cada região. Como exemplos, podemos citar os cursos na área de petróleo & gás que lançamos com sucesso nos últimos anos, o que acreditamos tenha sido reflexo da elevada demanda a partir do desenvolvimento da indústria petrolífera nacional, e os de turismo e hotelaria que estamos expandindo para outras cidades para atender às oportunidades geradas pela realização no Brasil da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016. Adicionalmente, estamos desenvolvendo uma nova estratégia para educação continuada, incluindo a ampliação da oferta de nossos cursos de pós-graduação e o lançamento de cursos livres de curta duração, incluindo cursos preparatórios para concursos e de especialização, que acreditamos ter grande potencial de mercado, e que podem ser distribuídos através de nossa infraestrutura existente e plataforma on-line e a distância disponíveis.
  • Expansão da nossa atuação no ensino a distância. Acreditamos que o segmento de EAD apresenta forte tendência de crescimento, dada a sua atratividade de preço e maior conveniência de locomoção, podendo atrair alunos com menor poder aquisitivo e também com maior dificuldade de locomoção até um campus tradicional. Lançamos nossos cursos de EAD em julho de 2009 e atingimos a marca de 145,4 mil alunos em 30 de setembro de 2015. Creditamos esse sucesso à qualidade de nossos programas e à infraestrutura tecnológica e de apoio, além da qualificação de nossos professores tutores envolvidos nas atividades de suporte aos alunos e na coordenação dos cursos. Pretendemos continuar alavancando nosso crescimento em EAD a partir do lançamento de novos cursos nessa plataforma, para o que temos livre autonomia regulatória a partir de nossa subsidiária Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá Ltda., e também através da abertura e credenciamento junto ao MEC de novos polos, além dos atuais 170 em operação, contando os polos da UniSEB, adquirida em 2013. Para garantir o crescimento sustentável e com qualidade dessa operação tão relevante, recentemente criamos uma Diretoria Executiva de Operações EAD.
  • Abertura de novas unidades. A partir de nossos estudos e inteligência de mercado, identificamos oportunidades de abertura de novas unidades em localidades com demanda ainda não atendida pelas instituições de ensino locais. Também estamos em processo para credenciar algumas de nossas Faculdades como Centros Universitários, a fim de ampliar nossa autonomia para o lançamento de novos cursos e a abertura de novas unidades, acelerando assim nosso crescimento orgânico nas praças onde já operamos.
  • Aquisições e consolidação do setor. O setor de ensino superior no Brasil é altamente fragmentado, com aproximadamente 1.600 empresas mantenedoras representando, em 2010, cerca de 75% do total de alunos na graduação presencial no país, de acordo com relatório da Consultoria Hoper de 2012. Ao mesmo tempo, graças à estrutura montada na Companhia com características de economia de escala como o modelo de ensino nacional e a CSC, temos grande capacidade de integração de ativos adquiridos pelo país todo. Por isso, mantemos um time de profissionais que trabalha na abordagem, estudo e negociação dessas possíveis aquisições, bem como no monitoramento da integração de tais ativos.
  • Novos negócios: A fim de explorar também novas oportunidades de negócio em outras áreas no setor de educação e garantir novas fontes de receita, em 2012 criamos uma diretoria para cuidar de programas com características de menor regulação. Além da absorção dos cursos de pós-graduação lato sensu e da "Academia do Concurso", essa nova Diretora será responsável pela entrada no segmento de "Educação Corporativa", visando operar diretamente com empregadores na formação e capacitação da sua mão de obra.

Ganhos de eficiência e rentabilidade. Nosso modelo baseado em centralização, padronização e escala possibilita o crescimento orgânico da base de alunos e um ganho de eficiência e, portanto, de margem operacional, como tem sido verificado nos últimos 3 anos. Da mesma forma, à medida que absorvemos novas operações e unidades via aquisições, e passamos a introduzir em tais empresas nosso modelo acadêmico mais eficiente e de melhor qualidade, assim como nossas melhores práticas de gestão e escala de operações, melhoramos o nível de rentabilidade dessas operações, trazendo-as para o nosso patamar regular e gerando mais escala para as operações centralizadas como a CSC.

Perpetuação da cultura organizacional e do nosso modelo de gestão.

Paralelamente ao programa de crescimento da Companhia, trabalhamos para preservar e intensificar a cultura corporativa que desenvolvemos e implementamos ao longo dos últimos anos. Acreditamos que a gestão profissionalizada e focada em qualidade e eficiência, com o alinhamento de centenas de executivos em torno de um único sistema meritocrático, seja o principal diferencial competitivo de longo prazo em nosso setor. Desse modo, investimos permanentemente na atração, retenção, treinamento e promoção dos melhores talentos humanos. Adotamos um modelo organizacional transparente e de forte comunicação no qual os valores e ideias são disseminados ativamente através de toda a Companhia, contribuindo para o fortalecimento de nossa cultura e desenvolvimento de nossos colaboradores. Por isso, buscamos formar sempre profissionais de alta qualificação, prontos para assumir cargos de liderança, garantindo assim o crescimento com rentabilidade de nossas atividades de forma autossustentável no longo prazo. Nesse contexto, inauguramos em 2013 a nossa própria "Universidade Corporativa", que tem como missões principais garantir o abastecimento de talentos para o nosso crescimento, ao mesmo tempo em que dissemina os princípios e valores em que tanto acreditamos na Companhia.


Estacio 2013 - Todos os direitos reservados